segunda-feira, 1 de junho de 2009

Motor a Ar Comprimido

Motor que obtém trabalho a partir da energia interna de um gás, ou seja, fazer o ar comprimido se expandir dentro do pistão, produzindo trabalho. Nesse fenomenal processo, o oxigênio é comprimido a uma pressão de 20 bar, então ocorre a inserção na câmara de compressão de ar comprimido proveniente de cilindros, gerando uma reação que move o pistão. É livre de poluição e combustível barato. Outra opção seria usar nitrogênio líquido, que gera uma expansão muito maior.

O motor a ar comprimido reaproveita cerca de 75% do ar utilizado para gerar o movimento do pistão. Isso ocorre pois enquanto um pistão desce, outro sobe, ou seja, o pistão comprime o ar contido dentro da câmara de combustão e o joga para dentro do cilindro novamente.

Há diversar formas de encher os cilindros de ar. Uma, é através de postos especializados que contém uma bomba específica para esse tipo de processo. Outra forma é adaptar um compressor de ar, que comprime o ar e o armazena dentro do cilindro. Este motor não é tão silencioso quanto o motor elétrico, mas emite muito menos ruídos do que o motor a combustão convencional.

2 comentários:

  1. De jeito algum concordo com esse raciocino, na verdade isso é meio motor. Porem já que o motor funciona o seu mecanismo deve ter algo inovador no que diz respeito ao abrir e fechar das válvulas de admissão e escape.
    ""motor a ar comprimido reaproveita cerca de 75% do ar utilizado "" deve ser entendido que 75% do ar utilizado atrapalha o rendimento do motor.

    ResponderExcluir
  2. gostei da ideia mas seria bom desenvolver uma especie de redutor de ruidos semelhante aos que ha dentro de escapamentos de motos acho se for bem reformulado e fizessem com oque o rendimento do motor fosse pleno com certeza qualquer um teria a sua propria fonte de energia em suas casas

    ResponderExcluir