segunda-feira, 1 de junho de 2009

Motor Híbrido

O Automóvel híbrido é aquele que utiliza mais de um motor. A configuração mais utilizada é um motor a combustão e outro elétrico, assim o consumo de combustível é menor.

No caso do Toyota Prius o motor a combustão é desligado quando o carro anda a uma velocidade baixa ou quando atinge uma velocidade de cruzeiro, ou seja, uma velocidade constante. Quando é necessário mais força, no caso de uma subida ou uma ultrapassagem, o motor a combustão é acionado. Acontece o mesmo quando a bateria estiver descarregada, ligando o motor a combustão para recarrega-lá.

A vantagem desse tipo de sistema é um nível de poluição muito baixa e uma grande economia de combustível. A autonomia da bateria é muito baixa, mas com o auxílio do motor a combustão na recarga essa autonomia aumenta significativamente.


1. Motor de cobustão interna - Quando o carro precisa de mais potência os motores funcionam simultaneamente. Em situação de menor potência é a vez do motor elétrico trabalhar isoladamente. Em alta velocidade, geralmente o motor de combustão funciona sozinho.

2. Conversão - A energia cinética gerada pelo atrito das rodas com o solo é aproveitada pelo motor elétrico. Essa energia passa pelo THS 2 e é convertida em corrente elétrica alternada.

3. PSD - Power Split Devide, ou Dispositivo Divisor de Potência. Parte da potência gerada pelos dois motores pode ser usada para tracionar o carro, e esse dispositivo é o responsável por distribuir a potência para as rodas. Isso é particularmente útil quando o automóvel está sendo guiado durante um congestionamento. O "anda e pára" do trânsito faz o veículo gastar mais combustível, mas com esse sistema poupa-se gasolina.


4. Potência - Motor elétrico. O Prius acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e consegue retomada de 60 a 100 km/h em 7,2 segundos (80-120 km/h, 8,4 segundos). Tem consumo combinado (estrada e cidade) de 23 km/l de gasolina.

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